quarta-feira, 5 de setembro de 2012

EMENTAS DOS MINICURSOS

EMENTAS DOS MINICURSOS


Título: Usos da história na formação dos indivíduos: a experiência de filósofos iluministas (Condillac, Condorcet, Kant e Comte).

Resumo:
Este minicurso aborda, brevemente, a experiência de quatro filósofos iluministas no que diz respeito aos usos da história na formação de pessoas. Ele explora três elementos e quatro movimentos. Os elementos são a filosofia da história, a escrita da história e a formação histórica. Os movimentos são os referidos elementos postos em relação: (1) todos os autores citados pensam o homem; (2) todos pensam um sentido para a existência desse homem, ou seja, refletem sobre o mesmo, enfim, elaboram uma filosofia da história; (3) todos eles pensam uma escrita da história ou um saber produzido a partir de dados empíricos (depoimentos orais e escritos e artefatos) que viabilizam o relacionamento de pessoas e estados com o seu próprio passado; e por fim, (4) a maioria dos pensadores produz um currículo que reflete as etapas anunciadas nas suas filosofias da história e, da mesma forma, reserva um espaço para o consumo dessa escrita.

Profº Dr. Itamar Freitas de Oliveira.
http://lattes.cnpq.br/5606084251637102 >>> www.itamarfo.blogspot.com
________________________________________


Título: MULTICULTURALISMO E IDENTIDADE: REFLEXÕES SOBRE OS IMPASSES NO ENSINO DE HISTÓRIA

Ementa: Definições de multiculturalismo e identidade, multiculturalismo e identidade na sala de aula,
currículo multicultural, demandas epistemológicas e identitárias no ensino de história, impasses na sala de aula.
Filme: Geração Roubada.

Prof.ª Me. Angela Ribeiro Ferreira
http://lattes.cnpq.br/3848461237618025

Nenhum comentário:

Postar um comentário